sexta-feira, julho 24, 2009

>>>eufrates, nilo, amazonas, thamisa, são franscisco, pajeú, validuaté!


Só essa macumba pesada jogada pelo poeta Lirinha, logo na primeira canção propriamente dita de Alegria Girar, da banda piauiense Validuaté, explica uma quinta-feira inteira debaixo de chuva em pleno final de julho em Teresina: dia do lançamento do novo cd de Quaresma, Thiago, Vazin, Júnior, Wagner e John Well.
Nesse álbum, o ritmo da viola se fez mais presente e dá um toque de sertão às duas canções de tons mais épicos: O hermeto e o gullar e a lenda do peixe francês. Tom reforçado pelo belíssimo recitar de José de Paes Lira, vocalista da banda Cordel do Fogo Encantado e pela voz assombrada do esquel...ou melhor, Isaac Bardavid.
Cansadas, a balada Eu preciso de você e a saudosa Cortesia, composta desde o cd demo da banda, finalmente repousaram nesse último, pra alegria geral dos fãs.
Também a lendária música "do vale pra Timon", ou "a do moto-táxi", cantada só uma vez em alguma calourada da vida, ganhou uma tenebrosa introdução pra reforçar o mito. Ah, e o nome é não quero te agredir.
Falando em agressão, as mulheres não são mais "o fogo fantástico da constelação" nem ganham "um vestido com uma fita brilhosa": navalha, serrote...a ode é para as "mulheres do século XXI": plaina maravalha e bruta como antigamente garantem o lado mais humorístico que também virou marca do Validuaté. Bruta conta com a participação mais que perfeita de Zéu Brito: esse aí já é acostumado a cantar bregas a respeito de mulheres "difíceis".
A onda é mais "a balada nova do meio do cd", mas é boa pra quem gosta da voz toada de Quaresma, que é valorizada nas canções mais lentas.
Não consegui gostar muito de alegria girar...só escuto ela porque vale a pena esperar a faixa bônus com coro anos 50 de uma das músicas mais gostosas de ouvir do primeiro cd (sei que alguém vai me bater por ter dito isso).
Em suma, dá pra sentir o que 5 anos de batente fazem com uma banda. Quando vejo a diferença da demo pra cá, só tenho a desejar que o prazo de validade não acabe!
Melhorou o som, aumentou também o preço: pra Alegria Girar é R$20,oo. Nada que a classe média universitária não possa pagar. Se eles já têm público, tem mais é que explorar mesmo.rsrs

Ps.: fiz as imagens do show sem saber que a banda tinha aberto um concurso pra melhores filmagens que poderão entrar no dvd, juro!XD

Escutai a pergunta da menina:

onde mora a senhora tentação?

onde ferve a caldeira da paixão?

pra que lado é a luz que alucina?

onde atende o juiz que determina

essa dança no céu que cobre o mundo?

porque guardo um desejo tão profundo?

trecho da poesia de lirinha para a canção o hermeto e o gullar

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 -Sobremesa! | by TNB