terça-feira, julho 07, 2009

-salão contemporâneo.


Foi sem querer que acabei sabendo de antemão que o 26ª Salão Internacional do Humor do Piauí ousaria: tinha eu acabado de chegar da vanzinha mocambinho-dirceu, atrasada como sempre para a oficina de pintura do teatro João Paulo II, quando um Albert Piauí tragando cigarros mais rápido que o normal pede informações ao ministrante das aulas, o artista plástico Gabriel Archanjo, sobre a disponibilidade do Núcleo de Criação do Dirceu desenvolver o tema meio ambiente: "Queria que desenvolvessem um trabalho ao longo do passeio da frei serafim, com esse tema..." Pra tristeza do Albert, naquela altura o núcleo já havia saído do teatro, por toda a polêmica com a saída do coreógrafo Marcelo Evelin da direção do teatro. E com ele, muito da experiência com intervenções urbanas e instalações.

Adiado o salão, só me dei conta do evento no seu segundo dia e me surpreendi por não ver nada daquilo que ele havia planejado exposto. Quando dei por mim, já era um outro dia de oficina e só aí fiquei sabendo pelo Gabriel o que tinha acontecido: os vazos e demais instalações ao longo do passeio haviam sido retirados por um carro da prefeitura durante uma madrugada e levados para o depósito da SDU mais próxima. Só na manhã seguinte apareceu a justificativa: não havia sido disponibilizada uma autorização própria para o trecho onde as obras se encontravam.
Esqueci disso e só à noite, na praça Pedro II, vi os vazos todos ali, fazendo um círculo em torno do palco Arnaldo Albuquerque, quase imperceptíveis. Serviam mais de um conveniente recipiente para copos descartáveis e planfetos suados que de obras expostas para apreciação: não achei que havia uso mais apropriado para uma intervenção que se pretendesse contemporânea sobre o tema meio ambiente. Nem as caricaturas vindas dos cantos mais remotos do planeta me fizeram sorrir como assistir àquilo: a prefeitura rascunhando a melhor ironia de todo o evento.
À noite, pra quem quis apenas curtir um sambinha no coreto da PII ou quem já sabia que banda de rock quer ir ver no Centro de Artesanato, os vasos poderiam passar despercebidos mesmo.
Mas pela manhã...

vasos na praça Pedro II(que legenda paia...rsrs)

simplicidade da forma e ocre: Gabriel Archanjo

cavalos e ipês impressionistas: pode ter certeza que é Dora Parentes

obra de arte de traseunte noturno

E não pude deixar de registrar a melhor "charge" de todo o salão de humor, que acabou acontecendo fora do papel:

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 -Sobremesa! | by TNB